O hábito de deixar o carro esterçado em ladeiras e engatar a marcha não são recomendados. O ideal é acionar apenas o freio de estacionamento (freio de mão) que é justamente produzido para isso e tem a função de sustentar o peso do veículo.
Muitos motoristas adotam ainda costumes de deixar a roda virada para a calçada e engatar a marcha, como precaução, achando que o carro está mais seguro. “Mas o que acontece é justamente o contrário, o veículo parado esterçado pode prejudicar todo o conjunto da suspensão, caso ocorra algum impacto. Pode ser um encostada de outro carro ou uma moto. Já o problema de deixar o carro engatado em ladeiras para reforçar a segurança e evitar que ele desça é que, em caso de um empurrão ou uma batida que o veículo sofre, a caixa de câmbio pode ser danificada”, explica João Carlos Lima, técnico da Hipper Freios. Por isso, o melhor mesmo é usar apenas o freio de estacionamento da forma correta, puxando a altura máxima da alavanca. Isso já é suficiente para segurar o carro e, assim, não há risco de ocorrer algum imprevisto indesejado.
É importante frisar que se o freio de estacionamento não está funcionando direito e não sustenta o peso do carro em ladeiras é porque ele precisa ser regulado e deve ser revisado em uma oficina de confiança. “Tentar resolver a situação de outra forma só prejudica outros componentes e o conserto ficará mais caro”, acrescenta.
Conteúdo produzido pela Hipper Freios.
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