Ultimas Dicas

Recomendações técnicas para montagem do tambor de freio

19/01/2012

1. Verifique as condições das lonas de freio, observando o desgaste, trincas, vibração, contaminação por graxa ou liquido de freio. Verifique também as sapatas quanto a empenamento, deformação e oxidação.

Obs.: As lonas de freio devem ser substituídas a cada 60.000 km ou a cada duas trocas de pastilhas, a utilização acima deste período compromete a eficiência de frenagem por perda de coeficiente de atrito.

2. Inspecione os cilindros de roda quanto a vazamento, emperramento dos pistões e se o sangrador não esta quebrado ou entupido.

 

Importante: Caso o cilindro não apresente nenhum problema, ainda assim observe se ele esta aplicado corretamente no que diz respeito à medida do diâmetro dos pistões. Se o cilindro estiver com a medida errada, ira comprometer totalmente a segurança de frenagem. Sempre que for substituir os cilindros de roda, observe a medida recomendada para o projeto de freio do carro no qual esta sendo feita à manutenção.

3. Todos os projetos de freios a tambor são equipados com sistema de regulagem manual ou automática. É Fundamental a inspeção do funcionamento desses sistemas, as molas de retração das sapatas devem estar com boa pressão e sem oxidação. Verifique o acionamento do freio de estacionamento, os flexíveis e a tubulação.

Obs.:
• A limpeza do sistema devera ser feita somente com água e detergente neutro, nunca utilize produtos derivados de petróleo.
• Faça a montagem do sistema de freio a tambor sempre na seqüência inversa da desmontagem.
• Lubrifique os pontos de contato entre sapata e espelho para evitar ruídos.
• Existem diversos projetos de freio a tambor, por isso nunca desmonte os dois lados ao mesmo tempo para não perder o esquema de montagem e correr o risco de montar errado.
• A pré-regulagem do sistema, após a sua montagem, deve ser feita no conjunto regulador do sistema e nunca no cabo do freio. Ao regular corretamente, regula-se o curso (altura) da alavanca do freio de estacionamento.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades