Ultimas Dicas

Cuidado simples pode evitar problemas no sistema de arrefecimento

12/06/2017
Cuidado simples pode evitar problemas no sistema de arrefecimento

O carro dá sinais de que algo não está funcionado bem.  As luzes no painel existem justamente para indicar problemas, inclusive da temperatura do motor. Se no painel marcar que a temperatura está acima do limite recomendado, pare o carro imediatamente. Mas o motorista também pode fazer a verificação visual do nível do reservatório do líquido sistema de arrefecimento com o motor frio, abrindo o capô. É uma forma preventiva de evitar surpresas desagradáveis.

 

“A checagem visual do nível pode ser feita sempre com o motor frio, na garagem ou ao abastecer, é utilizado um aditivo para lubrificação e controle da fervura, que ainda é um corante para facilitar a identificação de vazamentos debaixo do veículo. Quando o nível do reservatório estiver abaixo do mínimo recomendado, pode sinalizar algum problema no sistema de arrefecimento, não dá para arriscar. O melhor a fazer é se dirigir à uma revisão na oficina de confiança para verificar o que está ocorrendo”, explica Pedro Luiz Scopino, mecânico de autos profissional, palestrante, conferencista e instrutor técnico, proprietário da Auto Mecânica Scopino e integrante do GOE Grupo de Oficinas Especializadas (www.goe.etc.br).

 

Muitas vezes, pode ser problema na bomba d´água ou rompimento de mangueiras. Rodar com o veículo com nível mínimo no reservatório pode levar ao superaquecimento do motor e danificar vários componentes do motor, como cabeçote, válvulas e pistões. O cuidado de verificar o nível do líquido arrefecimento evita esse transtorno e preserva as peças do motor.

 

É importante considerar também os congestionamentos constantes em grandes cidades, pois o veículo acaba trafegando em condições severas. O motor funciona a maior parte do tempo numa temperatura acima do normal, podendo provocar superaquecimento. Em casos extremos, pode até fundir.

 

A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir as boas condições do veículo, segurança e economia.  Hipper Freios apoia o Programa Carro 100% que conscientiza a prática da manutenção preventiva.

 

Tags: Hipper Freios, manutenção preventiva, Scopino, arrefecimento, condições severas.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades