Ultimas Dicas

Cuidados ao dirigir na chuva

29/05/2017
Cuidados ao dirigir na chuva

Quando chove o motorista deve redobrar a atenção. Isso todo mundo já sabe, mas é bom reforçar. O especialista em manutenção, customização automotiva e ex-piloto de corrida, Fernando Baptista, conhecido como Batistinha, explica a importância de reduzir velocidade quando a chuva chega para manter a segurança no trânsito. “Ao passar em locais com alagamento, o motorista deve frear levemente com o pé esquerdo e continuar trafegando, assim a água acumulada logo sai e não prejudica o desempenho dos freios”, afirma.

 

Batistinha fala que todas as reações ao volante, como mudar de faixa e fazer curvas, devem ser suaves para que o veículo não perca aderência. Lembrando dos tempos de corridas, ele conta que a chuva na largada acaba complicando bastante a situação dos pilotos. Já no trânsito nas ruas, o problema fica por conta mesmo de óleo na pista que pode deixar o asfalto escorregadio, principalmente em locais onde há grande circulação de ônibus e veículos pesados.

 

Outro ponto que Batistinha ressalta é que o fato de o veículo ter ou não ABS também faz diferença. “O ABS facilita muito, evita a perda de aderência e não deixa o freio bloquear, sendo muito mais seguro. Carro sem ABS exige atenção redobrada na chuva”, comenta.  

 

Tags: Hipper Freios, Batistinha, ABS, freios, chuva.

 

Hipper Freios apoia o Programa Carro 100% que conscientiza a prática da manutenção preventiva.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades