Ultimas Dicas

Saiba por que deixar o carro esterçado em ladeiras não é recomendado

21/12/2017
Saiba por que deixar o carro esterçado em ladeiras não é recomendado

O hábito de deixar o carro esterçado em ladeiras e engatar a marcha não são recomendados. O ideal é acionar apenas o freio de estacionamento (freio de mão) que é justamente produzido para isso e tem a função de sustentar o peso do veículo.

 

Muitos motoristas adotam ainda costumes de deixar a roda virada para a calçada e engatar a marcha, como precaução, achando que o carro está mais seguro. “Mas o que acontece é justamente o contrário, o veículo parado esterçado pode prejudicar todo o conjunto da suspensão, caso ocorra algum impacto. Pode ser um encostada de outro carro ou uma moto. Já o problema de deixar o carro engatado em ladeiras para reforçar a segurança e evitar que ele desça é que, em caso de um empurrão ou uma batida que o veículo sofre, a caixa de câmbio pode ser danificada”, explica João Carlos Lima, técnico da Hipper Freios. Por isso, o melhor mesmo é usar apenas o freio de estacionamento da forma correta, puxando a altura máxima da alavanca. Isso já é suficiente para segurar o carro e, assim, não há risco de ocorrer algum imprevisto indesejado.

 

É importante frisar que se o freio de estacionamento não está funcionando direito e não sustenta o peso do carro em ladeiras é porque ele precisa ser regulado e deve ser revisado em uma oficina de confiança. “Tentar resolver a situação de outra forma só prejudica outros componentes e o conserto ficará mais caro”, acrescenta.

 

Conteúdo produzido pela Hipper Freios.

 

Tags: Hipper Freios, freio, manutenção, ladeira, roda virada para a calçada, câmbio, esterçado, freio de mão.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades