Ultimas Dicas

Tipo de trajeto e forma de conduzir interferem no desgaste dos freios

15/05/2017
Tipo de trajeto e forma de conduzir interferem no desgaste dos freios

Na nossa primeira dica, relacionamos alguns cuidados no momento da direção, que contribuem para aumentar a vida útil do sistema de freio do seu carro.

 

Importante item de segurança, os sistemas de freio exigem atenção do motorista, pois precisam estar em bom estado para garantir frenagem eficaz em situações adversas. Não dá para saber quando será necessário utilizá-lo de forma mais intensa.

 

Com o uso, os componentes (pastilhas, discos, lonas e tambores) sofrem desgaste natural e precisam ser revisados de acordo com as recomendações do manual do fabricante. Segundo José Marciano, consultor técnico da Hipper Freios, alguns fatores podem contribuir para acelerar o desgaste das peças, entre eles, a forma como o condutor utiliza o freio, se o carro trafega mais em grandes centros urbanos ou em rodovias. “O automóvel que enfrenta os congestionamentos diários das grandes cidades está mais propício a apresentar problemas de eficiência nos componentes de freio do que um carro que roda mais em estrada”, afirma.

 

As condições específicas da forma como o carro é usado interferem diretamente no desgaste das peças e o dono do carro deve ficar atento para verificar a eficiência do freio. Caso perceba alguma anormalidade, é importante levar o veículo para fazer revisão em uma oficina de confiança. “Para evitar apuros desnecessários, principalmente com relação aos freios, é importante fazer manutenção preventiva e garantir a segurança do veículo”, aponta.

 

Outra importante dica para prolongar a vida útil dos freios, é usar o freio do motor em ladeiras e descidas de serra, e evitar freadas bruscas. Além das condições dos discos e pastilhas, dos tambores e lonas, o fluido do freio deve estar no volume indicado pela montadora no reservatório, bem como é necessário verificar a sua validade.

 

Ao realizar a manutenção e sendo identificada a necessidade de trocar os discos e tambores de freio, ou cubos de roda, escolha produtos Hipper Freios, o único disco de freio no mercado brasileiro de reposição que é produzido com os mesmos processos e padrões de montadora, além de contar com a tecnologia Hipper Carbon. O engenheiro de qualidade da Hipper Freios, Lucas Fenilli, reforça os benefícios do Hipper Carbon. “Essa tecnologia proporciona muitas vantagens como maior condutibilidade térmica, contribuição à dissipação do calor e redução de vibrações, além de garantir uma melhor performance aos veículo”.

 

Conteúdo produzido pela Hipper Freios

Todos os direitos reservados.

 

Tags: sistemas de freio, freio, desgaste dos freios, discos de freio, tambor, desgaste natural das peças, eficiência do freio.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades