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Controle de estabilidade - agora é lei!

07/14/2021
Controle de estabilidade - agora é lei!

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

 

Os carros nacionais estão se tornando mais seguros. E estão atingindo um nível de maturidade em termos de segurança similar aos carros vendidos lá fora. E isso é muito bom! Os modelos produzidos aqui vêm acumulando itens obrigatórios de segurança que irão contribuir significativamente para um trânsito mais humano. É uma grande conquista, afinal bolsas de airbag, sistemas de freios ABS, sistema de fixação de cadeirinhas Isofix e terceiro encosto de cabeça há pouco faziam parte apenas da lista de opcionais da grande maioria de modelos ou se limitavam a versões caras ou automóveis de luxo, e hoje são dispositivos de série. Mas dentre tantos importantes itens de segurança, um em particular terá um impacto significativo na redução do número de acidentes, e esse dispositivo chama-se Controle de Estabilidade.

 

O Controle de Estabilidade ou ESP é basicamente um software no módulo ABS que identifica uma condição crítica, bem específica, da iminência do veículo sair de sua trajetória, atuando de imediato para trazer novamente o carro para o percurso, evitando na grande maioria dos casos o risco de acidente. Mas para isso o sistema de freios ABS conta com a ajuda da eletrônica de modo a interagir com o sistema de direção do veículo, a fim de identificar a condição de derrapagem e assim poder atuar em uma das rodas traseiras, bloqueando sua rotação, e ocasionando o retorno do veículo a sua rota.

 

Eficiente e rápido o ESP agora passou a ser item obrigatório a partir desse ano. O que é uma excelente notícia! Pela legislação, todos os veículos novos fabricados no Brasil ou importados, devem contar com esse elemento de segurança como item de série de agora em diante. Por isso, os lançamentos mais recentes já contam com o dispositivo. Mas isso é válido apenas para os novos projetos, que utilizam plataformas mais atuais. Os demais modelos vendidos devem se enquadrar até 2022, ou não poderão mais ser vendidos.

 

Ou seja, em até mais dois anos, todos os modelos novos vendidos no Brasil terão controle de estabilidade. Isso quer dizer que o sistema de freios ganhará ainda mais evidência, afinal o ESP nada mais é que uma extensão tecnológica do funcionamento do freio convencional, contribuindo para a melhoria da condução e da segurança dos passageiros.

 

Nesse novo contexto fica muito claro que o sistema de freios sempre esteve presente na condução, e sempre será assim, só que de agora em diante de forma mais eficiente, inteligente e segura. Uma evolução primordial que está permitindo que mais pessoas tenham acesso a essa importante item de segurança! Até o próximo HIPPERDICAS!!

 

MAIS HIPPERDICAS:

- O ESP é basicamente um Software na central eletrônica do ABS;

- A atuação do ESP é específica em condições de derrapagens do veículo em caso com uma mudança brusca de faixa;

- De nada adiante ter o mais sofisticado ESP se as pastilhas, discos e pneus estão gastos.

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