Latest Tips

Pedal de freio trepidando? Nós te ajudamos a encontrar o problema

11/11/2019
Pedal de freio trepidando? Nós te ajudamos a encontrar o problema

Como você viu aqui no HIPPER DICAS a trepidação do pedal quando da atuação do ABS é normal, indicando que o sistema está atuando corretamente. Porém, nesse caso, a vibração é percebida apenas em situações específicas como em frenagens de emergência. Mas, se o pedal vibra a todo o momento, então temos aí um problema!

 

Considere que o sistema de freio se baseia na pressão entre duas superfícies para gerar atrito. No caso estamos falando da pastilha e do disco. Essas duas superfícies devem estar perfeitamente assentadas, uma contra a outra, de modo a garantir a correta dissipação de calor. Lembre-se ainda que o disco de freio está girando e a pastilha está parada em relação a ele.

 

Quando pressionamos o pedal do freio estamos empurrando a pastilha contra o disco, aumentando a pressão entre eles, fazendo com que o disco diminua progressivamente sua velocidade, até a parada completa, freando assim o veículo. Para que isso ocorra da melhor maneira possível a superfície do disco é perfeitamente plana, de modo a acomodar bem a pastilha durante a frenagem. Então, em condições normais, não se deve sentir nenhuma vibração no pedal do freio.

 

Caso você perceba que o pedal vibra ao pisar o freio, seja em baixa ou alta velocidade, é imprescindível levar o carro para uma oficina. Lá o técnico vai avaliar prioritariamente o estado de desgaste do disco e analisar com um equipamento específico se há ondulações em sua superfície. Se isso for identificado podemos definir duas possíveis causas: ou superaquecimento do disco ocasionado pelo uso severo dos freios, como em descidas sem uso de freio motor, ou mesmo desgaste excessivo, onde foi extrapolado o limite de troca da peça.

 

Se tudo estiver ok com o disco, o problema pode residir no cubo de roda, onde é fixado o disco de freio. Erros na montagem desse cubo após uma manutenção ou falha na própria peça podem desalinhar o disco em relação as pastilhas e com isso surge a vibração no pedal.

 

Outro fator que pode contribuir para a vibração no pedal é um problema interno na pinça de freio, que é onde as pastilhas ficam alojadas. Em alguns casos a falta da troca do fluido de freio no período correto, que é de pelo menos uma vez por ano, pode produzir o acúmulo de impurezas no pistão de acionamento da pinça de freios, o que faz com que a pastilha seja pressionada contra o disco de forma irregular, o que com o passar do tempo deformará o disco, ocasionando a vibração no pedal.

 

Viu que um único sintoma como a vibração no pedal pode ter várias causas possíveis? Por isso sempre recomendo o uso de peças de qualidade, além da realização de serviços em oficinas especializadas que possam garantir a qualidade do trabalho na manutenção do seu carro!

Até o próximo HIPPER DICAS!!

 

 

 

MAIS HIPPERDICAS

- Superaquecimento do disco eleva a temperatura do metal e deforma a superfície do disco;

- Lembre-se, em carros com ABS é normal sentir uma vibração no pedal quando o sistema está atuando. Mas só nessas condições;

- Utilize sempre peças de qualidade que possam oferecer o melhor desempenho para seu carro.

Sign our
Newsletter
Follow the news