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Atenção à posição da pinça de freio para não danificar o flexível

17/09/2021
Atenção à posição da pinça de freio para não danificar o flexível

Procedimento: Troca de discos de freio dianteiro em um IX35 Hyundai com a aplicação de componentes Hipper Freios com tecnologia Hipper Grinding.

 

Teremos agora na dica com o professor Scopino uma manutenção de um Hyundai IX35, que devido ao desgaste das pastilhas bem acentuadas, e os discos já no seu limite mínimo de 26,5 mm de espessura, além de já estar com sua face ondulada e rebarba em suas extremidades.

 

Fazendo a manutenção:

Primeiro devemos elevar o veículo, pelo seu eixo dianteiro utilizando macaco jacaré e cavaletes de segurança, ou com o uso do elevador de capacidade acima de 2,5 toneladas, em suas laterais. Soltar as rodas dianteiras, retirar e já fazer uma análise visual do sistema de freio.

 

O procedimento em relação ao fluido de freios é o recuo dos êmbolos das pinças. Portanto, abra o sangrador, coloque uma mangueira plástica transparente e um recipiente de recolhimento do fluído velho (garrafa plástica). Após o recuo completo do êmbolo (pistão) feche o sangrador e remova o suporte móvel da pinça, e fixe com um cabo, um arame ou um gancho, próximo à torre da suspensão. Portanto jamais deixe o peso da pinça de freio sendo suportado pelo flexível de freios.

 

Remova o suporte fixo da pinça junto do cubo de roda e retire os discos de freio. Sempre aplique como procedimento padrão o lixamento e limpeza do cubo, para tirar todas as impurezas de sujeiras e assim depois fazer a instalação do novo disco de freio Hipper Freios com a tecnologia Hipper Grinding, popularmente conhecido como retífica cruzada, que permite um rápido e perfeito assentamento dos novos discos com as novas pastilhas de freio com total segurança. Instale a pinça de freio e as novas pastilhas, aperte os parafusos de fixação. Efetue a sangria do sistema com troca do fluído de freios. Instale as rodas e abaixe o veículo. Finalize o aperto final com torque das rodas. Efetue um teste de rodagem e comprove como é rápido o assentamento dos discos em relação às pastilhas novas quando utilizado os discos de freios com a tecnologia Hipper Grinding.

 

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR

 

"Parece algo simples, trocar os discos de freio, mas não é!

Durante a manutenção há a necessidade de termos muita atenção nos procedimentos, nos detalhes. Uma simples falta de atenção no momento de soltar as pinças de freio, que tem um peso de 0,5 a 1,5 kg, e deixar as mesmas penduradas pelos flexíveis de freio, vão forçar esses tubos flexíveis, podendo danificá-los internamente, rompendo as suas ligações em borracha junto com as extremidades de metal. Esse defeito chama-se falha colocada e falha oculta! Ou seja, você pode por ter colocado uma falha oculta no veículo durante a manutenção e troca dos discos".

 

- Pedro Luiz Scopino

 

 

HF 325N

26,5 mm / espessura minima.

Hipper Grinding

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