Ultimas Dicas

Cinco Hipper Dicas para uma frenagem segura

08/10/2019
Cinco Hipper Dicas para uma frenagem segura

Se você chegou até esse texto é porque você se interessa em uma condução mais segura, o que particularmente consideramos muito bom! Você está em busca de aprimorar suas técnicas de direção, não é verdade? No final, todos saem ganhando com isso. Você, seus caronas e os demais motoristas. E é justamente para você, que preparamos esse artigo porque acreditamos que quanto mais pessoas conduzirem corretamente, mais seguro será o transito em nossas ruas e estradas.

 

Listamos cinco daquelas que consideramos as mais importantes dicas sobre como utilizar os freios de forma segura. Por isso iniciamos com a premissa básica para qualquer condução segura - o estado de uso do veículo. Sim, de nada adianta dominar as outras quatro dicas se a primeira e mais importante não for cumprida. A condição de manutenção do carro vai influenciar muito na resposta do veículo aos comandos do motorista e por isso precisam estar dentro dos limites de uso. Se pneus, disco, pastilhas e fluido estiverem gastos ou fora de especificação então não poderemos garantir o espaço de frenagem.

 

E por falar em espaço, essa é a segunda dica. O condutor deve ter sempre em mente que o veículo precisará percorrer uma certa distancia até a parada total. Por isso, o motorista deve sempre manter o espaço adequado entre o carro da frente, além de conseguir estimar o espaço necessário para frear de acordo com a velocidade do veículo. O motivo principal é que quanto maior o espaço para frenagem, mais tempo o condutor tem para tomar a decisão de frear. E isso nos leva a terceira dica – o tempo de resposta.

 

Sim, isso representa o tempo entre a reação e a ação. É justamente o tempo que você leva para decidir frear e efetivamente pisar no pedal. Isso é fundamental, afinal, quanto mais rápido se toma a iniciativa de frear menor será a distancia de frenagem, pois lembre-se, o carro está em movimento. Em média, esse tempo de resposta é de um segundo, isso mesmo, um mísero segundo! O que pode parecer irrisório, mas um carro a 100km/h, e demorando um segundo para pisar no pedal do freio, o carro vai ter percorrido 28 metros!! Então, atenção, porque agora chegou a hora de pisar no freio! E já que será preciso frear, então que seja da forma correta, não é mesmo?

 

Aí entramos na quarta dica, a frenagem progressiva. Esse conceito já foi comentado em nosso primeiro texto aqui no Hipper Dicas. É a forma mais adequada para realizar uma frenagem, onde caso aumentamos a pressão sobre os freios a medida que empurramos o pedal. Assim garantimos que a pressão da pastilha sobre os discos irá aumentar de forma gradativa, evitando o travamento das rodas, o que é muito bom!

 

Já a quinta e última dica, mas não menos importante é saber quando não frear! Isso mesmo que você leu! Saber a hora de não pisar no freio é tão importante quanto saber quando frear. Logicamente isso fica limitado a condições muito específicas, como por exemplo, ao passar sobre uma poça d’água e o veículo entrar em aquaplanagem. Nesse caso, o correto é manter as mãos no volante, não acelerar e tão pouco frear. Qualquer um desses movimentos nesse caso pode fazer o veiculo sair da trajetória. Então, se isso acontecer, nada de pisar nos freios!

 

Agora que você já entendeu as cinco Hipperdicas para uma frenagem segura, é hora de colocar em prática! Boa condução e até o próximo artigo!

 

MAIS HIPPERDICAS

- Frear progressivamente evita falha dos freios por superaquecimento;

- Um veículo em boas condições de uso, precisa de 40 metros para uma parada total a 100km/h;

- Pneus, disco e pastilhas gastos podem dobrar o espaço de frenagem.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades