Ultimas Dicas

Como se preparar para pegar a estrada no feriado

24/08/2021
Como se preparar para pegar a estrada no feriado

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

 

Nada melhor que poder viajar e curtir o feriado, não é mesmo? O ato de sair da rotina nos dá energia para continuarmos nossa luta diária. E se sua a opção for por pegar a estrada, ai então a experiência se torna ainda mais intensa, afinal viajar de carro se torna particularmente marcante pela interação com a família ou amigos no trajeto e a percepção de novas paisagens. Mas, para que só nos restem boas lembranças, o ideal é tomar alguns cuidados, que começam pela postura de condução.

 

Isso mesmo, a postura na hora de dirigir é fundamental para a segurança, e por isso merece atenção especial do condutor. Então, ao entrar no carro posicione primeiramente o assento deslocando-o para frente ou pra trás para dar o correto distanciamento em relação aos pedais. O correto é que o banco esteja a um distancia que permita o bom apoio das pernas, deixando-as levemente flexionadas. Sinta se na posição escolhida seus pés alcançam os pedais até seu fim de curso.

 

O encosto também precisa de atenção, e deve se inclinado levemente. Para saber a inclinação ideal, estique o braço sobre o volante e seu pulso deve tocar sua parte superior. Se isso não acontecer é porque a inclinação está excessiva, e em caos de movimentos bruscos do volante suas mãos não terão contato com todos os pontos da direção, fazendo-o perder o controle do carro. Ajuste agora o encosto de cabeça, cujo ponto mais alto deve estar alinhado com a altura dos olhos, e o cinto de segurança por usa vez, quando há a possibilidade de regulagem de altura, não deve roçar no pescoço.

 

Agora que encontrou a posição correta, posicione os espelhos retrovisores de forma que possa reduzir o ponto cego, onde devemos ver parte da extremidade do carro refletida no espelho. O retrovisor interno, por sua vez, deve estar em uma posição que seja uma continuidade dos espelhos externos, e não deve ter obstrução por objetos que dificultem a visualização do vidro traseiro. E, sempre que possível, escolha a pessoa de menor porte para sentar no assento traseiro do meio. Assim, ajuda a ter uma melhor visão do que está atrás do veículo.

 

Nem seriam preciso dizer, mas não custa nada reforçar, que o limite de passageiros do carro deve ser respeitado, assim como sua capacidade carga. No manual do veículo constam quanto, em kg o veículo pode levar com segurança. Sabendo disso, procure distribuir o peso das bagagens no porta-malas, posicionando os itens mais pesados mais ao fundo, próximos ao eixo traseiro.

 

E, para rodar com todos os passageiros e carga, não podemos usar a mesma calibragem diária. É preciso aumentar a pressão dos pneus, seguindo o que está prescrito pelo fabricante, informação essa que normalmente está informado em uma etiqueta na coluna das portas ou até na parte interna da tampa de abastecimento. Não esqueça de calibrar também o estepe.

 

E por falar em pneus, lembre-se que eles são os únicos componentes que mantém o contato do carro com o solo, por isso precisam estar em boas condições, respeitando o desgaste máximo permitido por Lei ( profundidade dos sulcos de pelo menos 1,6mm ). E, o ideal é manter os quatro pneus do mesmo fabricante, respeitando obrigatoriamente os limites de carga e velocidade do modelo. Porém, se realizou a troca de apenas dois pneus, o recomendado é que a marca seja a mesma ao menos no mesmo eixo, Ok?

 

Por último, e não menos importante, o estado de conservação do veículo deve estar em ordem. Freios, suspensão, direção e motor devem ter sido revisados em uma oficina mecânica para que não haja surpresas na viagem. Fluidos como óleo do motor, liquido de arrefecimento e fluido de freio merecem atenção especial com relação ao seu nível e não esqueça de verificar na revisão o estado das lâmpadas, palhetas e se os equipamentos de segurança estão a bordo como macaco, triângulo e chave de roda.

 

Tomando esses cuidados, sua viagem será ainda mais prazerosa e repleta de boas memórias! Boa viagem e até o próximo HIPPERDICAS!

 

MAIS HIPPERDICAS:

- Faça alinhamento, balanceamento e rodizio dos pneus sempre antes de viajar;

- Não economize na manutenção, principalmente em itens de segurança como os freios;

- Antes de colocar um bagageiro no teto verifique se é compatível com o veículo e rode com velocidade 20% menor na estrada.

 

 

Disco de freio; freio; disco de freio; tambor de freio; segurança; carro; automóvel; Hipper Freios.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades