Ultimas Dicas

Nióbio + Ferro - Uma combinação que dá liga

19/08/2019
Nióbio + Ferro -  Uma combinação que dá liga

Que o ferro é o minério mais abundante na natureza, muita gente sabe. Que o ferro ajudou a forjar civilizações, isso também não é nenhuma novidade. E que o ferro ainda hoje é um dos principais elementos utilizados na indústria, todos nós já sabemos. Porém, o que pouca gente sabe, é que o ferro em si não apresenta as propriedades necessárias para garantir sua utilização. Isso mesmo. Apresar de resistente, o Ferro precisa ser combinado a outros elementos para agregar propriedades de acordo com a aplicação, o que chamamos de ligas. É comum se fazer uso de outros metais, como o Cromo que dá origem ao Aço Inox, ou mesmo, adicionar ao Ferro uma pequena quantidade de Carbono, que é o que acontece ao Aço e ao Ferro Fundido.

 

Dos elementos utilizados em ligas metálicas um tem se destacado: o Nióbio. Esse metal brilhante e maleável possui propriedades que são muito apreciadas na indústria. Por esse motivo, é aplicado em projetos de alta tecnologia como baterias de veículos elétricos, equipamentos de ressonância magnética, turbinas de avião, complexos aceleradores de partícula, e até mesmo foguetes e sondas espaciais. Isso mesmo, o Nióbio tem ajudado até na exploração do espaço.

 

Mas afinal, o que um metal tão incrível tem a ver com o sistema de freios? Bem, é importante entender que no momento de uma frenagem o disco suporta grandes variações de temperatura, sendo submetido a pressões extremas. E é aí que o Nióbio entra, literalmente, nessa composição. Sua função é melhorar ainda mais essas propriedades mecânicas do disco, aumentando sua resistência térmica e ao desgaste. E a adição de Nióbio ao Ferro é tão expressiva que basta uma pequena fração desse metal para aumentar consideravelmente a dureza da liga, além de contribui para a melhor dissipação de calor o que é excelente em se tratando de sistema de freios.

 

Mas o que isso se traduz no dia a dia de condução? É simples, a liga Ferro Nióbio por ser muito mais resistente vai oferecer como benefício a maior durabilidade dos discos, permitindo você rodar muito mais quilômetros. E, como conduz melhor o calor, permite manter o coeficiente de atrito estável, proporcionando frenagens mais seguras, mesmo em condições mais severas de uso. E é por isso que a grande inovação da liga Niobium Steel é o que vai te fazer ir muito mais longe!

 

Até o próximo HIPPERDICAS!

 

+ HIPPERDICAS

 

  • O Brasil possui 98% das reservas Mundiais de Nióbio;
  • O Nióbio é não é encontrado de forma livre na Natureza estando sempre combinado a outros metais como Tantalita ou Columbita;
  • Apesar de ter sido descoberto em 1801 o nome Nióbio apenas foi adotado pela comunidade internacional em 1950.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades