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Os riscos do travamento de roda

30/09/2021
Os riscos do travamento de roda

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

 

Quando falamos sobre sistema de freios estamos sempre citando sua capacidade de controle do veículo, sendo capaz de levá-lo até a imobilidade quando necessário. Porém, na vida do freio há algo com o qual ele se depara com frequência, sendo considerado seu principal inimigo, o travamento da roda.

 

Condição extrema e de grande risco, o travamento de roda se caracteriza pela parada da roda em relação ao veículo quando o mesmo continua em movimento, causando o arrastamento do pneus contra o solo. Isso é seguido pelo ruído tradicional de borracha sendo esfregada no asfalto. Essa situação precisa ser evitada, pois nessa condição o coeficiente de atrito despenca, comprometendo severamente a eficiência da frenagem e aumentado os espaços de parada do veículo.

 

Vários fatores podem ocasionar o travamento da roda. O mais comum é o excesso de pressão hidráulica sobre as pinças de freio o que faz com que as rodas percam rapidamente velocidade, levando o sistema até a zona de risco de travamento. Outra condição ocorre em veículos de carga como pick-ups ou peruas que quando vazias podem apresentar tendência de travamento nas rodas traseiras. O estado de conservação dos componentes de freio também tem influência na condição de travamento, por isso é tão importante manter os componentes com a manutenção em dia.

 

Outro fator, e não menos importante, é a forma de condução. Já citamos inclusive aqui no HIPPERDICAS a forma correta de pressionar o pedal de freio de forma progressiva. Essa simples atitude afasta o sistema da zona de travamento.

 

É importante entender que uma vez que o veículo entra nessa perigosa zona de travamento, a eficiência do sistema é prejudicada e compromete, principiante, a dirigibilidade, pois uma vez com as rodas travadas não é possível desviar dos obstáculos o que torna essa condição extremamente perigosa.

 

É importante evitar essas condições a fim de garantir uma condução segura. E, é justamente por esse motivo que existe o sistema de freios ABS. Sua função é identificar a iminência de travamento das rodas e modular a pressão hidráulica sobre as pinças de freio, de forma individual, garantindo assim uma condição de frenagem segura possível.

 

Agora, com o auxílio da eletrônica e supervisão do ABS podemos rodar mais tranquilos, sabendo que há um “anjo da guarda” garantindo que poderemos dirigir por aí com muito mais segurança! Até o próximo HIPEPRDICAS!

 

MAIS HIPPERDICAS:

- O travamento de roda gera um ruído característico que chamamos de “cantada de pneus”;

- Com as rodas travadas é praticamente impossível desviar de algum obstáculo;

- O travamento da roda provoca desgaste prematuro dos pneus.

 

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