Hipper Freios

Presidente e ministro conhecem tecnologia da Hipper Freios com utilização do Nióbio

Notícia 13 out 2021

O estande da Hipper Freios na 1ª Feira Brasileira do Nióbio teve a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro e do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, que conheceram de perto a alta tecnologia da empresa na utilização do produto. A visita aconteceu no último dia 8, na abertura do evento em Campinas (SP).

 

A Feira marcou ainda a inauguração das novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Foram entregues também cinco novas linhas de luz no Sirius, acelerador de partículas brasileiro de última geração. A Hipper Freios, líder de mercado de reparação automotiva, participou da 1ª Feira do Nióbio a convite da CBMM - Confederação Brasileira de Metalurgia e Mineração.

 

O Brasil é o maior produtor do mundo de Nióbio e possui cerca de 98% da reserva global desse minério. "A ciência e tecnologia têm resultado todos os dias. Muitas vezes, as pessoas pensam que o investimento vai demorar 10 anos para ter algum retorno, mas ele retorna agora. A gente acabou de ver uma série de produtos já aplicando esta tecnologia no dia a dia, produtos que, inclusive, salvam vidas", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

 

A referência à maior segurança para as pessoas foi feita pelo ministro após conhecer o Niobium Steel, disco da Hipper Freios produzido com Nióbio, elemento químico utilizado para fortalecer ligas de aço de produtos que exigem alta resistência e performance. O resultado é a máxima eficiência da frenagem. “Ao substituirmos o estanho pelo Nióbio tivemos um ganho em resistência termomecânica e dissipação de calor, com um aumento de vida útil muito significativo”, explicou Lucas Fenilli, engenheiro de materiais da Hipper Freios, ao apresentar o Niobium Steel ao presidente e ao ministro.

 

Testes realizados no laboratório LINK, o mais conceituado para testes em discos de freio para montadoras, compararam discos com Nióbio aos convencionais. Os resultados comprovam uma grande diferença de desempenho. Veja as principais vantagens:

 

  • Temperatura máxima: Aquece menos, diminuindo a fadiga do material. Como resultado, mantém suas propriedades mecânicas por mais tempo.
  • Resistência: Aumento na resistência do disco ao surgimento de trincas e ao seu rompimento.
  • Variação do coeficiente de atrito: Menor variação do coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha, fazendo com que o pedal fique mais suave no momento da frenagem.