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Mas afinal, o que significa "DOT"?

10/01/2020
Mas afinal, o que significa

Aqui no Hipper Dicas temos nos dedicado a explicar toda a tecnologia e inovação necessária para literalmente parar um veículo. Além disso temos sempre utilizado conceitos físicos, devidamente explicados, para contextualizar como as forças atuam durante uma frenagem. E nesse texto não será diferente, afinal não podemos esquecer que o freio é fundamentalmente um sistema hidráulico, e assim sendo, seu acionamento se baseia em princípios de hidráulica onde um fluido é pressurizado por tubulações com o objetivo de ampliar uma força. No caso específico do sistema de freios, o objetivo é multiplicar a força exercida sobre o pedal, pressionando as pastilhas contra os discos de modo mais eficiente possível, e assim ser capaz de parar o veículo.

 

Mas para um trabalho de tanta responsabilidade não podemos utilizar qualquer fluido. Não mesmo! O fluido de freio, que muitos chamam erroneamente de óleo de freio, (O fluido está mais para um álcool que para um óleo), precisa ter propriedades muito específicas. Tão específicas que não é utilizado em outro sistema automotivo, apenas nos freios. Sua principal propriedade é justamente ser capaz de transmitir força, com o mínimo de formação de bolhas ou acúmulo de impurezas.

 

Por isso, um fluido com características tão específicas precisa receber uma classificação. E é aí que entra a sigla DOT. Uma Norma criada pelo Departamento de Transportes Americano ou Departament Of Transportation,

(D.O.T) separa o fluido por categorias em função de suas propriedades físico-químicas definindo claramente sua aplicação, separando cada fluido de acordo com uma numeração. Assim temos o DOT 3, DOT 4 e DOT 5.

 

O DOT separa cada fluido pelo seu ponto de ebulição, afinal como o fluido é exposto ao calor liberado pelos freios ele está suscetível a formação de bolhas, o que precisa ser evitado a todo custo, sob o risco de perda da capacidade de frenagem. Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!

 

Outro ponto interessante é que o fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve a umidade presente no ar. Por isso o sistema é vedado e sempre que você for verificar o nível do fluido evitar deixar a tampa do reservatório de freios aberta por muito tempo. Então, se há um inimigo para o sistema de freios ele se chama Umidade. A umidade, que nada mais é que vapor d’água dispersa na atmosfera, quando absorvida pelo fluido forma micro gotículas no sistema, e como o ponto de ebulição da água é a 100 graus essa umidade ao ser exposta a temperatura de trabalho do sistema vai mudar de estado físico provocando a formação de bolhas, o que resulta em perda da capacidade de frenagem!!! Por isso o fluido deve estar sempre em bom estado, isento de umidade e trocado ao menos uma vez por ano!

 

É importante entender ainda que cada fluido está adequado ao nível tecnológico do sistema de freios, ou seja, um carro de 1970 utiliza DOT 3, enquanto na grande maioria dos carros atuais o recomendado é o uso do DOT 4. Perceba então que fazer uso de um DOT maior em um carro com DOT baixo não traz nenhum benefício, mas o contrário deve ser evitado a todo o custo sob o risco de comprometer a eficiência de frenagem.

 

Então, agora que você já entende a importância do DOT para o sistema de freios você já tem a consciência de que o fluido de freio correto para o seu carro é aquele que está indicado no manual. E, que daqui em diante respeitando a Norma você poderá ir muito mais longe! Até o próximo texto!

 

MAIS HIPPERDICAS

- O recomendado é a troca do fluido ao menos uma vez por ano e a cada manutenção do sistema de freios;

- Não é recomendado misturar fluido velho com fluido novo, mesmo que de mesmo DOT. O correto é trocar um fluido completamente;

- Misturar fluidos de DOT diferentes não é recomendado, pois pode provocar reação e formação de resíduos;

- Como o fluido absorve água não é recomendado guardar embalagem aberta para utilizar posteriormente.

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