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EBD - Afinal, pra que serve?

Hipper Dicas 13/12/2021
EBD - Afinal, pra que serve?

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

 

Aqui no Hipper Dicas é normal falarmos sobre o sistema de freios ABS, afinal, não há como não citar esse importante dispositivo quando falamos da evolução dos freios, não é mesmo? Inclusive, subsistemas derivados do próprio ABS já foram temas aqui de nossa coluna, como o Controle de Estabilidade e Controle de Tração. Chegou a hora de falarmos do EBD.

 

Parente menos famoso dentre os demais subsistemas do ABS, o EBD, ou Distribuição Eletrônica dos Freios em inglês, tem a função de equalizar a pressão sobre as rodas traseiras evitando o risco de travamento das rodas com o veículo descarregado. Isso eliminou uma válvula mecânica que realizava a mesma função.

 

Imagine que em uma perua ou pick-up, a suspensão deve estar adequada a suportar tanto o peso das bagagens e passageiros, quanto proporcionar conforto com o veículo descarregado. Mas essa diferença de peso sobre o eixo traseiro afeta o acionamento do freio nas rodas traseiras. Isso ocorre porque com pouco peso sobre as rodas de trás a tendência de travamento é maior se a pressão de acionamento for a mesma das rodas dianteiras. Por isso, uma válvula, ligada a um braço da suspensão restringia ou liberava o fluido de freio de acordo com a carga na traseira do carro. Ou seja, com o carro carregado a válvula libera o fluido para as rodas. Com o carro com pouca ou nenhuma carga, o fluido é restringido, diminuindo a pressão no freio, e reduzindo o risco de travamento.

 

Com o EBD o princípio é basicamente o mesmo, porém, com um gerenciamento eletrônico, realizado dentro do módulo ABS. Isso elimina a tradicional válvula mecânica e torna o sistema mais eficaz. Uma grande evolução, com certeza.

 

Basicamente, os automóveis atuais adotam o sistema, já como uma funcionalidade do próprio ABS, principalmente se o veículo tem uma carroceria predisposta para o transporte de carga como uma pick-up ou perua.

 

Então, pode rodar tranquilo, que independentemente se seu carro está carregado ou não, o sistema EBD vai garantir a pressão correta nas rodas. Mas uma informação importante, é manter o fluido de freio sempre em bom estado, substituindo-o ao menos uma vez ao ano.

 

MAIS HIPPERDICAS:

- O EBD substitui a válvula mecânica de controle do fluido;

- Pick-ups e peruas são mais sujeitos a travamento das rodas com o carro vazio;

- A qualidade do fluido de freio é fundamental para o bom funcionamento do sistema.