Ultimas Dicas

Fading: Você sabe o que significa?

31/01/2020
Fading: Você sabe o que significa?

Já falamos aqui no Hipper Dicas sobre a dinâmica das forças que atuam em um veículo durante uma frenagem e como os princípios físicos estão relacionados ao funcionamento do sistema. Nesse texto falamos que quanto mais eficiente um sistema de freio, mais calor ele irá gerar e menor serão os espaços de frenagem. Ou seja, trocando em miúdos, quanto mais calor, melhor a frenagem, não é verdade? Bem, não necessariamente, afinal como tudo nessa vida, há um limite!

 

Sim, pois gerar calor demais durante a frenagem coloca em xeque toda a eficiência do sistema, afinal a temperatura excessiva faz o coeficiente de atrito cair bruscamente o que põem em risco a condução do veículo. O termo técnico utilizado para descrever esse perigoso fenômeno é Fading (lê-se “feiding“) e ocorre em condições severas de frenagem como por exemplo a descida de serras com veículos carregados.  

 

E fabricantes de peças sabem do problema e se utilizam de alguns recursos para minimizar o surgimento desse fenômeno. Um deles é utilizar em alguns veículos um disco de freio ventilado, que possui aletas internas cuja função é justamente arejar a superfície do disco, reduzindo assim a temperatura de trabalho dos discos. Além disso, o próprio desenho das rodas do carro tem um formato que ajuda na dissipação do calor. Adicionar matérias a composição do Disco também contribuem para reduzir a elevação da temperatura. É o caso do Nióbio, que inserido na liga do ferro fundido contribui para manter a temperatura dos freios sob controle.

 

Agora, se os fabricantes de peças fazem a parte delas para prevenir o Fading, saiba que você, meu amigo, também pode dar sua contribuição. Em primeiro lugar mantenha sempre discos e pastilhas em bom estado, pois componentes desgastados tem maior dificuldade de dissipação de calor o que aumenta o risco de incidência de Fading. Em segundo lugar utilize sempre freio motor em uma descida. Isso alivia a carga sobre o sistema de freios e evita o superaquecimento dos discos. Outro ponto muito importante é respeitar o limite de carga do veículo, seja ele um carro de passeio, pick-up ou um veículo comercial. Em muitos casos a sobrecarga ao qual os freios são submetidos está diretamente ligada ao excesso de peso transportado, e isso deve ser rigorosamente evitado! E, não menos importante, é bom saber que quanto maior a velocidade maior a possibilidade de ocorrência do fenômeno, afinal será necessário gerar muita energia para frear o veículo. Portanto, respeitar os limites da via também ajuda a evitar o Fading, ok?

 

E, um fato interessante é que como o Fading está relacionado ao excesso de temperatura dos freios, basta deixar o veículo parado por um tempo que a capacidade de frenagem será retomada. Isso nos deixa aliviado por um lado ao saber que se não trata de um problema permanente, mas ao mesmo tempo nos deve deixar em alerta pois caso ocorra em algumas condições a condução do veículo torna-se extremamente difícil, até mesmo para profissionais.

 

Por isso o mais importante é não arriscar e seguir aqui as dicas do HIPPER DICAS! Até o próximo texto!

 

MAIS HIPPERDICAS

 

- O Fading tende a ocorrer em temperaturas acima de 300°C;

- A sensação é de perda da capacidade de frenagem, onde mesmo atuando no pedal o veículo mantem a velocidade;

- Peças de qualidade duvidosa comprometem a eficiência da frenagem. Utilize sempre produtos de procedência!

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades