Ultimas Dicas

O ABS como plataforma para novos sistemas de segurança

09/07/2020
O ABS como plataforma para novos sistemas de segurança

Por Alexandre Costa

 

Aqui no HIPPERDICAS o sistema de freio é o centro de nosso conteúdo. E, claro, não podemos deixar de falar do sistema ABS, que já foi tema de alguns de nossos textos, mas nesse novo artigo iremos exaltar sua importância para a segurança veicular. Afinal esse sistema foi uma das grandes revoluções da indústria automotiva dos últimos cinquenta anos, pois tem permitido a implementação de diversas funcionalidades que tornam a condução mais segura.

 

É graças ao ABS que temos por exemplo, o controle de tração, controle de estabilidade, assistente de frenagem, sistema de distribuição de frenagem, entre outros. Sem o ABS não teríamos sequer os veículos autônomos no futuro. E, é graças ao ABS que temos hoje veículos capazes de realizar balizas sozinhos. Uma grande revolução!

 

Mas afinal como um único sistema é responsável pelo desenvolvimento de tantos outros sistemas? Bem, é que o ABS funciona como uma plataforma para novos dispositivos. Ao trazer inteligência ao processo de frenagem, um mar de possibilidades se abriu para os engenheiros que viram no ABS a condição ideal para implementar novos dispositivos em um veículo, que até então, não era possível.

 

Isso ocorre primeiramente pelo fato de o sistema contar com sensores que leem a todo o tempo a velocidade das rodas. Inclusive, nos modelos mais modernos é possível saber para que lado a roda está girando, agregando novas possibilidades. A leitura realizada nas rodas é compartilhada com o sistema de transmissão, com o sistema de gestão do motor e até com o de direção, proporcionando inúmeras novas funções ao veículo.

 

Além disso, um cérebro eletrônico é responsável por realizar milhares de cálculos por segundo, processando instantaneamente as informações para tomar a decisão correta no menor tempo possível. E essa atuação é integrada com outros sistemas automotivos, elevando consideravelmente o nível de segurança.

 

Nos dias de hoje, com a evolução do ABS, podemos citar algumas funcionalidades:

 

  • O carro é capaz de distribuir a pressão dos freios nas rodas traseiras com o carro vazio ou carregado ( EBD );
  • Aumenta a pressão sobre o pedal do freio de forma automática ( BAS );
  • Controla a aderência das rodas de tração ( CT );
  • Reduz a tendência de derrapagens e mudanças bruscas de faixa ( ESP );
  • Segura o carro em uma rampa para facilitar o arranque em aclives ( HLA );
  • Controla a aderência nas rodas em descidas ( HDC );
  • Retarda a frenagens em situações de fora de estrada ( ABS Off-road );
  • Freia o veículo sozinho ( ACC ).

 

O que isso nos mostra? Que o sistema de freio deixou há muito de ser apenas um elemento de frenagem e passou a ser um importante elemento de controle do veículo. Mas, lembre-se que para aproveitar o máximo dessa tecnologia os pneus, discos e pastilhas devem estar em perfeito estado! Até o próximo HIPPERDICAS!

 

 

MAIS HIPEPRDICAS

- O ABS foi lançado no Brasil em 1991;

- Desde 2014 todos os veículos nacionais e importados possuem o item como equipamento obrigatório;

- ABS é uma sigla em inglês para Sistema antibloqueio das rodas.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades