Ultimas Dicas

O que você precisa saber sobre o Sistema de Freios

30/07/2019
O que você precisa saber sobre o Sistema de Freios

Desde que aprendemos a dirigir, nos foi ensinado que o pedal do “meio” é o que faz o carro parar. Bem, concordamos que quando você está iniciando, conseguir parar o carro passa a ser até mais importante que colocá-lo em movimento, não é verdade? Mas, a partir do momento que ganhamos confiança, vamos nos esquecendo disso. Afinal, curvas, retas, aclives e declives passam a ser percorridos com maior facilidade. O pedal da “direita“ vai ganhando cada vez mais importância, e acelerar passa a ser o verbo que rege nossa vida!

 

Agora, converse com qualquer piloto profissional e ele vai te dizer que acelerar é a parte mais fácil da condução. Afinal, fazer o carro ganhar velocidade não exige tanto talento, o difícil mesmo é saber o momento certo de pisar no freio. E quando se desenvolve essa habilidade, preciosos segundos são ganhos, o que pode fazer a diferença entre a vitória ou a derrota. E isso é algo que se aprende com o tempo. Nesse caso o verbo “acelerar” dá lugar a um substantivo: controle!

 

Sim, é controle que o freio proporciona, e parar representa apenas uma de suas atribuições na hora de controlar o veículo. Pressionar o freio no momento certo antes de entrar em uma curva faz toda a diferença, pois ajuda a equilibrar o carro e permite contorna-la na velocidade correta, garantindo a aderência e tração. Mas isso não é algo que deve se restringir aos autódromos e seus intrépidos pilotos. Saber fazer uso do pedal do meio vai garantir uma condução muito mais segura também nas ruas e estradas.

 

Quando fazemos uso do freio da forma correta passamos a ter melhor controle sobre o veículo, garantindo a distância certa do carro da frente, melhorando assim, os espaços de frenagens. Além disso, ao utilizar o pedal de maneira correta, aumentamos significativamente a vida útil do conjunto.

 

Isso é o que chamamos de “frenagem progressiva”, onde pressionamos o pedal aumentando a pressão à medida que se empurra o pedal. Quando fazemos isso estamos aumentando a força de compressão entre a pastilha e o disco de freio de forma gradual o que garante maior eficiência do sistema. Essa simples mudança de postura na forma de dirigir vai tornar a condução muito mais segura, evitando o travamento das rodas e reduzindo a distância de frenagens.

 

Mas, de nada adianta saber a maneira certa de pisar no freio se a manutenção do carro não está em dia. Pneus, discos e pastilhas acima do limite de desgaste não oferecem as condições ideais de rodagem, além de não entregar o melhor desempenho em caso de frenagem. Então, você já sabe, uma frenagem segura, depende de pisar no freio da forma certa em um carro revisado.

 

+ HIPPERDICAS

  • Frear progressivamente evita o travamento das rodas e reduz os espaços de frenagem;
  • Frear antes de uma curva ajuda a equilibrar o carro e garante a tração ideal nos pneus;
  • Em uma frenagem gastamos a metade do tempo que precisamos para acelerar o carro até uma determinada velocidade.

 

Produzido por: 

Alexandre Costa é consultor e palestrante e nos últimos 25 anos tem se dedicado a compartilhar conhecimento automotivo. Desde sua primeira experiência profissional como ajudante de mecânico, até os dias atuais, onde criou uma empresa de consultoria dedicada ao segmento. Agora, Alexandre vai te ajudar a seguir em frente com um conteúdo exclusivo e totalmente didático aqui na página da Hipper Freios. Aperte o cinto e siga-nos nessa jornada do conhecimento!

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades