Ultimas Dicas

Qual a melhor forma de conduzir na chuva?

10/06/2021
Qual a melhor forma de conduzir na chuva?

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

 

Que Airton Senna foi um dos mais extraordinários pilotos de todos os tempos, isso ninguém duvida. E, que sua habilidade para conduzir na chuva era algo elevado ao estado de arte, e um de seus grandes diferenciais competitivos, isso também não há quem duvide. Mas, por mais que você admire a figura do Airton e sua destreza como piloto, temos de concordar que a capacidade de conduzir sob chuva não era uma aptidão, mas sim algo extensivamente treinado.

 

O que quero dizer é que dirigir sob condições chuvosas não é para todo mundo, é preciso muito treino e preparo, afinal, as leis da física se aplicam de forma diferente quando temos um líquido interferindo na dirigibilidade do veículo, e esse líquido, a água da chuva, que pode parecer inofensivo à primeira vista, pode se tornar o grande vilão para o motorista. Por isso é preciso tomar alguns cuidados já que a “regra do jogo” muda com a pista molhada!

 

A maior atenção deve ser tomada assim que inicia a chuva, afinal os detritos assentados sobre o asfalto tendem a se soltar reduzindo o atrito. Por isso o ideal é reduzir sutilmente a velocidade, “sentindo” a aderência do carro à pista. Outro ponto importante é, assim que perceber os primeiros pingos, acionar o esguicho do limpador de para-brisas para remover a poeira e impurezas, garantindo a melhor visibilidade.

 

Diminua a velocidade e aumente a distância do carro da frente. Isso é fator crucial em dias de chuva, pois os sulcos presentes nos pneus, que são aquelas ranhuras na banda de rodagem, têm a função de expelir a água que se acumula entre o pneu e o solo. Se a velocidade for muito elevada, os pneus terão dificuldade de escoar essa água, fazendo com que o carro perca contato com o solo, o que prejudica a dirigibilidade e a eficiência de frenagem.

 

Em uma condição mais severa, ao qual chamamos de aquaplanagem, é o resultado do efeito causado pela formação de uma película de água entre o pneu e a pista, e ocorre justamente pelo fato da água ser um fluido incompressível ( e você achando que as aulas de física não seria uteis, não é verdade? ). Se isso ocorrer, e você vai perceber quando ocorrer pois o carro fica “leve” repentinamente, não pise no freio, acelere ou gire o volante de forma brusca. Apenas tente manter o controle, segurando a direção com firmeza esperando o carro recuperar a tração.

 

E, caso a chuva aumente de intensidade, e as ruas comecem a alagar, o recomendado é manter o veículo no centro da pista, que é a parte mais elevada, mantendo distância do veículo à frente. Caso vá atravessar um trecho alagado, observe primeiro a altura da lâmina d’água. Se ela ultrapassar a metade da roda, o risco torna-se bastante elevado e o ideal seria utilizar outro caminho. Se isso não for possível, engate a primeira marcha, e mantenha a aceleração constante para que a água não entre no escapamento, apagando o motor. Após atravessar a rua alagada, pise levemente no pedal do freio para eliminar a água entre a pastilha e o disco recuperando a capacidade de frenagem do carro.

 

Enfrentar dias de chuva pode não ser tão difícil se a manutenção do carro estiver em dia, com pneus em bom estado de rodagem, palhetas do limpador de para-brisa em boas condições, e pastilhas e discos em ordem. Fazendo isso e seguindo as recomendações aqui do Hipper Dicas você não vai precisar ser um Airton Senna para conseguir guiar o carro na chuva, não é verdade? Até o próximo HIPPERDICAS!

 

MAIS HIPPERDICAS:

- A velocidade deve ser inversamente proporcional a intensidade da chuva. Quanto mais forte, mais devagar se deve ir;

- Em pista molhada o coeficiente de atrito entre o pneu e o solo muda drasticamente, e o espaço de frenagem praticamente dobra, por isso aumente a distância do carro da frente para ter a frenagem segura;

- Em ruas alagadas, com nível da água acima da metade da roda os riscos de calço hidráulico pela aspiração de água pelo motor aumentam consideravelmente.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades