Ultimas Notícias

Automóvel: o invento que mudou o jeito de viver de muitas pessoas

13/05/2014
Automóvel: o invento que mudou o jeito de viver de muitas pessoas

O clichê nacional de que o carro é uma paixão nacional, isso todos já sabem. Eles circulam nas ruas e habitam a memória de praticamente 10 entre 10 habitantes do Brasil. E você sabe também quais são as principais curiosidades que envolvem o surgimento do carro no mundo? Vamos aproveitar este dia 13 de maio, Dia do Automóvel, para conhecer mais alguns detalhes deste invento que mudou, e muda a cada dia a vida de muitas pessoas.

 

Foi em 1889 que os alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler construíram aquele que é considerado o primeiro carro moderno: um automóvel movido a gasolina preparado para ser comercializado, e que chegava no máximo a 08 km/h.

 

No entanto, em outubro de 1908 houve a popularização do automóvel, quando Henry Ford lança no mercado dos Estados Unidos o seu famoso modelo Ford T, em concepção de linha de montagem, que vendeu mais de 250 mil unidades em um período de cinco anos e serviu de base à criação dos atuais automóveis.

 

BRASIL

 

No ano de 1893, um fato chamou a atenção de todos no centro de São Paulo, em plena Rua Direita, todos queriam se aproximar daquela raridade movida a vapor: Era Henrique Santos Dumont, irmão do Pai da Aviação, pilotando seu carro aberto. No Rio de Janeiro foi da mesma maneira, quando em 1897 o povo surpreendeu-se com o famoso Tigre da Abolição.

 

A partir destes pioneiros, tanto as ruas de São Paulo como do Rio e em outras capitais do Brasil, foram enchendo-se de verdadeiras preciosidades das mais diversas marcas e modelos. Alguns célebres, entre populares e de luxo, destacam a evolução do design: os mais comuns eram Chevrolets, Fords e Mercurys.

 

No dia 13 de Maio de 1958 foi produzido o primeiro carro de passeio no Brasil, o Belcar, acompanhado pelos utilitários Jeep Willys e a Kombi em 1957, e na sequência com a popularização do fusca, além do Karmann-Ghia, Chevette e Corcel.

 

No Brasil e em praticamente toda a América Latina, a explosão da indústria automobilística só se concretizou após a Segunda Guerra Mundial. No governo de Juscelino Kubitschek, montadoras de carro do mundo inteiro se instalaram no país, gerando empregos e demanda por profissionais especializados e técnicos, forçando o desenvolvimento de escolas profissionalizantes, novas e seguras estradas foram construídas.

 

Encontramos carros com grandes avanços tecnológicos de última geração, passando por transformações desde design até potência de motor, acessórios até cores. Mas desde o início algumas peças não deixaram de existir, falamos do acelerador e do freio: com o tempo os carros deixaram, por exemplo, de ter embreagem, mas freio estiveram e estão desde o início.

 

Esta evolução tem se concretizado constantemente, fundamentando um mercado promissor. E para atender a exigência do mercado consumidor e sua demanda, a Hipper Freios dispõe em seu mix, mais de 1.000 produtos para as mais diversas aplicações em montadoras e veículos nacionais e/ou importados, com processo e qualidade garantida para uma direção muito mais segura e tranqüila, seja nos momentos de lazer ou de trabalho junto a sua grande paixão: o carro.

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades