Ultimas Notícias

Dicas de revisão para discos de freio

13/05/2016
Dicas de revisão para discos de freio

Amigo reparador, você sabia que o sistema de freio de um automóvel possui em média 30 componentes que devem ser revisados e inspecionados periodicamente? Pois é, fique atento a algumas dicas que a HIPPER FREIOS, a maior fabricante de discos de freio da América Latina trouxe na edição de abril do Jornal Oficina Brasil para você.

 

Durante o processo de frenagem de um automóvel, os componentes de atrito são submetidos a altíssimas variações de temperatura e esforços mecânicos, portanto a durabilidade destes componentes depende exclusivamente das condições de uso, por isso, fique sempre atento ao sistema de freio no geral e não somente no óbvio, que são as pastilhas e discos.

 

Uma das dicas da HIPPER FREIOS é sempre verificar a espessura mínima dos discos ao realizar uma troca de pastilhas ou numa inspeção periódica. Pesquisas em campo identificam que os discos são substituídos a cada duas trocas de pastilhas. Com o auxílio de um instrumento de medição calibrado, como um paquímetro ou micrômetro, você terá uma leitura precisa da espessura do disco (meça os discos sempre na região de contato das pastilhas e não nas extremidades, onde fica a rebarba de material).

 

Os discos HIPPER FREIOS possuem gravado o valor da espessura mínima, compare e verifique se é o momento de realizar a troca. Caso não consiga verificar o valor na peça, entre em nosso catálogo eletrônico ou baixe o aplicativo para seu celular para ter acesso ao nosso catalogo. Além de receber os lançamentos e dar sugestões, você consegue ver diversas dicas e informações, inclusive conferir as especificações mínimas recomendadas para cada tipo de veículo.

 

Outra dica importante é sempre verificar as condições do cubo de roda, analisando o seu batimento com o auxílio de um relógio comparador e base magnética, e sempre realizar a limpeza com o auxílio de uma lixa de ferro fina e uma escova de aço. Caso o cubo apresente um empenamento superior a 0,05mm, deverá ser substituído, pois essa variação irá refletir um valor duas vezes maior nos discos, gerando trepidação no pedal no momento da frenagem.

 

Muitos imprevistos podem ser evitados se o veículo estiver em boas condições de uso e preparado para corresponder à altura das necessidades. Para isso, é preciso mantê-lo em boas condições de uso, fazendo a manutenção preventiva. E, se na inspeção for constatado a necessidade de realizar a troca dos discos, escolha produtos HIPPER FREIOS. Aliando tecnologia de ponta, maior desempenho em todas as condições de pista e, assim, garantindo uma frenagem mais precisa e direção muito mais segura para transitar.

 

Matéria publicada no Jornal Oficina Brasil: Coluna do GOE - Grupo de Oficinas Especializadas

Assine nossa
Newsletter
Acompanhe as Novidades