Reconhecida por suas ações de sustentabilidade, a Hipper Freios realiza a Semana do Meio Ambiente entre os dias 3 e 7 de junho, com ações junto aos seus colaboradores e nas escolas públicas municipais e estaduais de Sangão (SC), onde está localizada sua fábrica.
O foco da campanha é a conscientização sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Os colaboradores foram incentivados, por exemplo, a guardarem em casa materiais recicláveis para trazer à Hipper nesta Semana do Meio Ambiente, para troca por um kit plantio.
Nas escolas, a Hipper Freios distribuiu material com dicas de como fazer o descarte consciente dos resíduos, conforme sua classificação:
Orgânico: restos de alimentos, cascas de frutas, borra de café, chá e chimarrão, alimentos perecíveis etc.
Papel: caixas de papelão, embalagens de conserva (Tetra Park), folhas de papel em geral, e que não estejam engordurados.
Plástico: copo plástico, garrafa pet, embalagens limpas, embalagens de alimentos com revestimento metalizado ou plastificado, sacos e qualquer outro material plástico que não esteja engordurado.
Não recicláveis: xepa de cigarro, resíduos de banheiro, papel toalha, lenço de papel, grampos, clipes de metal, palito de dente, palito de picolé, sachês de catchup, maionese e mostarda, entre outros.
Metal: peças ou pedaços de metais, latas e embalagens de alumínio, latas de folhas de flandres (achocolatados em pó, leite em pó, latas de conserva, óleo de cozinha).
Vidro: garrafas, copos e cacos. Importante: Espelho não é resíduo de vidro.
“A Hipper Freios tem a sustentabilidade como um de seus princípios fundamentais, que aplicamos desde a fabricação de nossos produtos até essas ações com colaboradores e junto aos estudantes, como forma de contribuir com um mundo melhor por meio da educação”, explicou Ivanildo Alves, Analista Ambiental.
ISO 14001
O resultado prático dessa postura da Hipper Freios resultou na Certificação da Gestão Ambiental ISO 14001. Durante todo o ano de 2023, a Hipper Freios passou por etapas de implementação de diversas medidas e passou por uma rigorosa auditoria da BRTUV, órgão responsável pela certificação da ISO 14001, realizada no início de 2024.
A empresa investe e trabalha para diminuir cada vez mais os impactos ambientais de sua produção, como medidas concretas como coleta seletiva dos resíduos; disposição correta de todos os resíduos gerados pela empresa; controles de emissão dos particulados gerados, com exaustor em todos as etapas da produção; análise periódica na água subterrânea; palestras e treinamentos sobre os impactos ambientais gerados pela empresa; definição de uma política ambiental; redução da poluição sonora das máquinas; e controle de emissão da fumaça preta dos carros e caminhões que entram na empresa.
''Quem ganha com essas atividades internas e externas é a sociedade, pois fizemos tudo isso pensando no presente e no futuro das pessoas e do meio ambiente”, concluiu Ivanildo Alves, Analista Ambiental.
...
...