Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.
Que o brasileiro adora carros, isso já sabemos. Afinal criamos uma cultura que valoriza o automóvel, como símbolo de status e sucesso. E, carro tem tudo a ver com desempenho e potência, não é verdade?
Pode consultar seu parente, amigo ou vizinho que gosta de carros e pergunte qual a característica que ele mais valoriza em um carro e ele vai dizer: desempenho.
Mas nós associamos desempenho a quão rápido nós rodamos ou a velocidade máxima que atingimos. Isso são dados que atestam a capacidade do veículo, mas cá entre nós, são pouco plausíveis de se aproveitar no trânsito ou até mesmo numa estrada.
Algo que nós realmente deveríamos dar valor seria sua capacidade de frenagem. Até porque se estabelecermos um comparativo na mesma unidade de medida, o cavalo vapor, um carro para acelerar em torno de 0 a 100 em 6 segundos precisa em torno de 300cv de potência, mas para fazer o inverso, de 100km/h até zero, são necessários três vezes mais de potência dissipada pelo sistema dos freios. O tempo necessário para desacelerar, é metade do que precisa para acelerar.
Apenas para termos um fator de comparação, um veículo de entrada, 1.0 no Brasil, consegue, partindo dos 100km/h, chegar a imobilidade em 41 metros. Já um esportivo de primeira linha faz o mesmo trabalho em 30 metros. Ambos equipados com o sistema ABS, é claro.
Lembrando que, a 100km/h, você percorre 28 metros a cada segundo. Considerando que o tempo de reação de um motorista a uma ação de perigo é em torno de um segundo, cada metro a menos na frenagem pode ser a diferença entre a ocorrência de um acidente ou não.
Então mediante essas informações, pense em dar mais valor a aquilo que não é tão valorizado na hora de comprar um carro, que é sua capacidade de frenagem. Quanto mais eficiente o sistema, mais segura será seu carro, não importando se ele é um esportivo ou familiar.
Veículos com freio a disco ventilados na dianteira e disco sólido na traseira são uma excelente opção para uma condução segura. Se couber no seu orçamento, prefira um modelo com essas características. Se não, disco sólido na dianteira e ABS já ajudam, e muito na hora de controlar e parar o veículo.