Latest Tips

Sistema de freios: Elemento de segurança ativa

11/20/2020
Sistema de freios: Elemento de segurança ativa

Artigo escrito por Alexandre Costa | Alpha Consultoria

 

Muito mais do que um mero dispositivo para parar um veículo, o Sistema de freios surgiu junto com o automóvel, e nesses mais de 130 anos de desenvolvimento, esteve junto da evolução dos veículos, e evoluiu com eles. Em mais de um século de trabalho acompanhou de perto o aumento da velocidade dos carros, sofreu no início com materiais de baixa eficiência, e se digladiou com as leis da física para garantir maior controle de condução, com participação decisiva na melhoria dos níveis de segurança de um automóvel.

 

Mas tanto esforço não foi em vão. Seu maior mérito, na verdade, é ter conquistado o título de principal elemento de segurança ativa de um automóvel. Um conceito nobre que se refere justamente a capacidade de sistema de prevenir ou minimizar os riscos de um potencial acidente.  

 

No conceito da Segurança Ativa, todo e qualquer dispositivo ou ação que venha a minimizar os riscos de uma eventual colisão se enquadram nesse contexto. Seja uma boa área envidraçada, a um retrovisor interno anti ofuscante, faróis com elevada capacidade de iluminação e até mesmo boas horas de sono para o condutor são fatores considerados ativos na segurança. Observe que todos esses exemplos citados têm relação direta sobre o tempo de tomada de decisão do condutor, que consegue se antecipar a uma possível condição de risco. Mas, nenhum deles poderá efetivamente eliminar esse risco. Isso é papel do sistema de freios!

 

Por isso ele se destaca entre os demais elementos de segurança ativa. Só o sistema de freios dá ao condutor a possibilidade de evitar um potencial acidente. Ainda mais agora, com a evolução da eletrônica embarcada que tem proporcionado a inclusão de itens ainda mais relevantes no quesito de segurança como o próprio ABS, e seus subsistemas como controle de tração, estabilidade e assistente de frenagem.

 

Mas, apenas um elemento é capaz de desbancar o sistema de freios como principal item de segurança ativa em um veículo. Chama-se Manutenção! Isso mesmo, é a manutenção que vai garantir que o sistema de freios possa realizar seu trabalho. É justamente o cuidado com a condição das peças do seu carro que vai permitir extrair de sistemas sofisticados como o ABS seu melhor desempenho. Apenas com a manutenção em dia que podemos assegurar que seu veículo vai entregar condições seguras de frenagem quando você precisar.

 

Por isso, não pense duas vezes antes de pegar uma estrada ou mesmo rodar nos centros urbanos. Segurança ativa é primordial, e carro em boas condições, também! Até o Próximo HIPPER DICAS!!

 

 

MAIS HIPPERDICAS:

 

- Parasol e ar condicionado também são elementos de segurança ativa;

- O sistema de freios é o único elemento de segurança ativa que pode eliminar o risco de um acidente;

- A maneira de conduzir interfere nos níveis de segurança ativa.

Sign our
Newsletter
Follow the news